Não é dia 29, mas hoje tem Gnochi Tricolore

Primeira receita do ano! E é de família. 
Sempre gostei de Gnochi, mas, confesso, achava muito trabalhoso o método de preparo. Até que conheci a receita da Cida, tia do Franco. Uma receita simples, fácil e com cara de família grande reunida. 

O Gnochi da Tia Cida nada mais é que uma receita feita com farinha, leite e óleo, que, levada ao fogo vira uma massa leve e muito gostosa. Mas, como eu gosto de inventar, resolvi dar um pouco de cor ao prato e, também, fazer uma opção vegana. Para isso, substituí o leite por sucos de beterraba, cenoura e espinafre. Assim nasceu o Gnochi Tricolore. Vamos à receita? 

Ingredientes:

  • 2 beterrabas médias
  • 4 cenouras pequenas
  • 1 molho de espinafre
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 9 colheres de sopa de óleo de canola
  • Sal à gosto
  • Pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

  • Primeiro de tudo, você tem que  fazer os sucos. Nesse caso sugiro o uso de uma centrífuga, mas se você não tiver, pode fazer no liquidificador, mas tem que coar depois. Essas quantidades de legumes dão para um copo de cada suco. 
  • Feitos os sucos, é hora de trabalhar a massa. Uma de cada vez, claro!☺️ É tudo muito simples: Coloque um dos sucos na panela, adicione 3 colheres de óleo, um copo de farinha, sal e pimenta à gosto. Misture tudo muito bem, deixando a mistura lisa, como numa massa de bolo.
  • Depois ligue o fogo e, cozinhando em fogo baixo, mexa sempre até a mistura virar uma bola de massa. 
  • Lave a panela e repita o processo com os outros sucos. Deixe as massas esfriarem e inicie o processo de corte dos Gnochis.
  • Numa bancada enfarinhada, separe cada massa em três pedaços e enrole cada um deles em cilindros com a espessura de um dedo. Depois, corte em pedaços pequenos e polvilhe com mais farinha para os Gnochis não grudarem. 
  • Coloque água em uma panela e, depois de ferver, coloque os pedacinhos de massa para cozinhar. Quando começarem a boiar é que estão prontos. Coloque-os para escorrer. 

Use o molho de sua preferência. Eu fiz no estilo francês, com manteiga, alho e manjericão. Mas acho que com um bom molho de tomate ou pesto também ficará bom! 

Bon apetit! 
#ficaadica1 A quantidade de farinha é diretamente proporcional à quantidade de suco. Por isso, se seus legumes e verduras estavam em boa quantidade e renderam mais de um copo, aumente a quantidade de farinha na mesma proporção. Exemplo: um copo e meio de suco – um copo e meio de farinha.

#ficaadica2 Quando você estiver cozinhando a massa, vai parecer que vai dar tudo errado, pois véu empelotar. Mas, não se desespere, é a massa se formando. Tem que virar uma bola uniforme. 

#ficaadica3 Os resíduos dos vegetais podem ser usados para compostagem ou para outras receitas, como uma farofa ou o próprio molho, como ensina a Bela Gil neste link

    Anúncios

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s