Arriba! Hoje tem guacamole! 

A minha vida inteira achei abacate uma fruta estranha. Não é doce como as outras, mas é gostosa. É refrescante e, ao mesmo tempo, gordurosa. Com certeza, a “carne de porco” das frutas.

Toda vez que comia a sensação que tinha é que algo estava errado, pois a receita não combinava com o fruta. Óbvio que, durante muito tempo, só tive acesso às receitas doces feitas com abacate. Até que um dia, voilá: fui apresentada ao Guacamole! E minha vida mudou!

Sério! Não é exagero. Guacamole é vida em forma de salada/acompanhamento! Um dos meus pratos prediletos que, além de muito fácil de fazer, pode ser usado de diversas maneiras. Até como molho para macarrão.

Então, bora pra cozinha:

Ingredientes:

  • 2 abacates médios maduros
  • suco de 3 limões tahiti
  • 1 cebola roxa média
  • 2 tomates grandes
  • 1 maço de coentro
  • 2 pimentas dedo de moça (se for grande, basta uma)
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • Sal a gosto

Modo de Preparo:

  • Picar o abacate em pedaços irregulares e os demais ingredientes em pedaços pequenos (brunoise). Deixá-los separados, lembrando que, para não deixar a receita ardida demais, você deve retirar as sementes das pimentas.
  • Fazer o suco dos limões.
  • Misturar os ingredientes na seguinte ordem: suco dos limões, sal, azeite, pimentas, coentro, cebola, tomates e, por fim, o abacate. Misturar bem e deixar a guacamole descansar por uma hora, pelo menos. Quanto mais tempo ela descansar, mais saborosa ficará.

Viu só como é super fácil? E dá para fazer milhões de receitas incluindo guacamole. Desde o molho de macarrão, passando por bruschettas, saladas e o que mais sua imaginação quiser.

Bon Apetit!

#ficaadica1 –  Para entender os tipos de cortes usados na cozinha, segue aqui uma playlist bem legal, começando pelo brunoise.

#ficaadica2 – Para fazer qualquer receita com abacate ele tem que estar no ponto ideal, ou seja, bem macio e maduro. Então, na hora de escolher, observe se ele está macio e balance a fruta. Se você ouvir o caroço soltinho lá dentro, pode comprar que está bom para comer. Mas, se ainda estiver na dúvida, deixe o seus abacates fora da geladeira por uns dois dias. Assim, eles amadurecem mais rápido e ficam suuuuuper macios.

#ficaadica3 – Posso usar o primo avocado no lugar do abacate? Pode. Mas, vc vai ter que aumentar a quantidade para umas 4 ou 6 unidades, pois o avocado é pequeno. Além disso, vc vai gastar mais, pois essa versão da fruta é mais cara. Também não sei como qual dica dar para escolher o melhor, pois até hoje não acertei na compra de nenhum avocado. Todos vieram verdes e tive que esperar um tempão para amadurecerem. Os produtores dizem que o avocado maduro e próprio para consumo é o que está com a casca escura, mas nunca consegui um bom. :/

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s