Para adoçar a vida…

Quem não gosta de um bom mousse? Acho difícil alguém dizer que não. Principalmente os feitos com frutas. Então, aqui vai uma receita do tempo da vovó que fiz recentemente em casa: Mousse de Maracujá! Um azedinho doce para as tardes desse verão estranho que paira por São Paulo.

Não vou ficar enrolando, pois não tem muito o que falar dessa receita. Todo mundo conhece, todo mundo gosta. 🙂

Bora cozinhar?

Ingredientes: 

  • Polpa de três maracujás grandes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite

Modo de Preparo:

  • Primeiro prepare a polpa do maracujá batendo o conteúdo das três frutas no liquidificador. Não é necessário colocar água. Depois coe com uma peneira fina e reserve. Lave o liquidificador para tirar o resíduo das sementes.
  • Depois de limpo, coloque a polpa de volta no liquidificador, acrescente a lata de leite condensado e depois a de creme de leite e bata bem. Bem mesmo! Até ficar com uma consistência cremosa.
  • Leve à geladeira (2 horas) ou congelador (1 hora) e está pronto.

Prontinho! Quer receita mais rápida e prática que essa? Acho que só a mousse de limão. 🙂

Bon apetit!

#ficaadica1 – Achou estranho eu não colocar gelatina incolor na receita? Explico: batendo bem os ingredientes ela se torna desnecessária na receita. Isso porque o creme de leite, quando batido, ganha consistência, como se fosse um chantilly.

#ficaadica2 – Para quem tem intolerância à lactose, pode substituir o leite condensado e o creme de leite por versões a base de soja ou sem lactose. A receita dá certo do mesmo jeito. Só recomendo usar mais um maracujá na polpa, pois o creme de soja tem um que de baunilha que as vezes rouba o sabor dos demais ingredientes. Ahhh… também recomendo mais tempo de geladeira antes de servir.

#ficaadica3 – Se você é vegano. Não fique triste. Tem opção para você também! Você pode substituir o leite condensado por leite condensado de côco e o creme de leite por creme de aveia. Nesse caso, acho que vale usar um pouco de ágar-ágar na receita para dar firmeza, além de aumentar a quantidade de maracujá na polpa, pois o leite de côco tem um sabor marcante. Mas, também é interessante manter as quantidades e ter uma mousse de maracujá com côco. 🙂

#ficaadica4 – Conheça outras substituições interessantes da culinária vegana. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s