Uma receita para o coração

A culinária italiana é das melhores do mundo. Cheia de cores, sabores e ingredientes simples, faz muito sucesso e, com certeza, está presente na memória afetiva de muita gente. Afinal, sempre tem aquela história com o macarronada da vovó,  a receita de molho do sogro e até a pizza que fazemos com os amigos. Comida italiana é para o coração.

Uma das minhas receitas preferidas é a Bruschetta. Muito simples de fazer, tem o equilíbrio perfeito entre os ingredientes. Alimenta, mas deixa um leve gostinho de quero mais. É excelente para encontro com amigos, jantares leves, lanches de fim de tarde… Além disso, são infinitas as combinações que podemos fazer. Aqui vou mostrar a minha favorita, que adaptei de um post do blog Panelaterapia, que usa uma marinada de tomates super saborosa. Até meu sogro, italiano legítimo, aprovou a receita!

Bora pra cozinha?

Ingredientes:

  • 2 pães italianos médios cortados em fatias de +/- 1 dedo
  • 6 tomates italianos
  • 3 dentes de alho
  • 60 ml de vinagre balsâmico
  • +/- 2 xícaras de azeite
  • 1 molho pequeno de manjericão
  • 1 pitada de sal
  • pimenta do reino à gosto
  • 100g de queijo ralado (parmesão ou vegano)

Modo de Preparo:

  • Numa tigela média, colocar o vinagre balsâmico, ralar os três dentes de alho, a pimenta do reino , o manjericão picadinho e, por fim, o sal para ajustar o tempero (se necessário).
  • Depois, picar os seis tomates, sem sementes, em cubos bem pequeninos. (Isso facilita para não cair pelas beiradas na hora de comer. ☺️) Colocar tudo na tigela com os demais ingredientes e misturar bem.
  • Colocar as duas xícaras de azeite na mistura, ou azeite suficiente para cobrir os tomates. Misturar bem para agregar o azeite com so demais ingredientes, tampar a tigela e deixar na geladeira por, pelo menos, 3 horas. Eu prefiro fazer no dia anterior, assim a marinada de tomates fica mais saborosa.
  • Cortar os pães, colocá-los em um forma e, gentilmente, colocar a marinada em cima de cada fatia. Polvilhar o queijo em cima dos tomates e assar no forno pré-aquecido à 180/220 graus por aproximadamente 20 minutos.

O pão fica molhadinho e crocante ao mesmo tempo, o tomate bem temperado e o cheirinho do manjericão nem se fala! Uma delícia. Se pudesse comeria todos os dias!

Bon Apetit!

#ficaadica1 – Não sabe como é o tomate italiano? Conheça todos os tipos aqui.

#ficaadica2 – A base da minha receita é a mesma do Panelaterapia e até coloquei o link da receita aí acima, mas, preciso que você se ligue em alguns detalhes para fazer a minha versão corretamente e não exagerar no tempero: 1) Como a minha marinada tem mais alho, não passe alho na forma em que vai assar as bruschettas; 2) Você pode ou não usar queijo na receita, pois ele só vai no final em cima dos tomates. Não coloquei queijo no pão para que a marinada pudesse penetrar no pão, deixando-o mais molhadinho no meio e temperado também; 3) Outra coisa: eu uso queijo ralado e não fatias. Isso deixa a receita mais leve; 4) Imagino que com queijo vegano deve ficar uma delícia também, principalmente o de castanha.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s