O Pão nosso de cada dia

Pão… Poderia fazer milhares de posts sobre ele. Poderia fazer poesias, odes e até dedicar todo o blog a ele. Sim! Sou apaixonada por pão! Tanto que aqui em casa fazemos a nossa própria receita.

O objetivo inicial era comermos um alimento com menos conservantes e que fosse realmente integral. Essa coisa de saúde, sabe? No fim das contas, descobrimos que esse pão não é fit e nem diet. Mas, é tããããããããããão bom!

Bora pra cozinha?

Ingredientes:

  • 300 ml de água
  • 2 col. de sopa de óleo
  • 8 col. de sopa de açúcar mascavo
  • 1 col. de café de sal
  • 100g de farinha de trigo branca
  • 350g de farinha de trigo integral
  • 1 col. de café de fermento biológico seco

Modo de Preparo:

  • NA MÁQUINA DE PÃO: basta colocar os ingredientes na ordem listada acima e colocar a sua máquina no programa de preparação de massa. Na minha é o programa 11, mas isso varia de marca. Quando o programa encerrar, tire a massa da máquina, coloque numa forma de pão untada e enfarinhada e deixe a massa descansar por, pelo menos, 30 minutos (ou até atingir um tamanho legal). Enquanto a massa descansa, deixe o forno pré-aquecer a 180-220 graus. Asse por 45 minutos ou até sentir o cheiro de pão quentinho invadir a cozinha.
  • NA MUNHECA: prepare-se para malhar! Numa tigela, coloque os ingredientes secos, menos o fermento. Depois, abra um buraco no meio da mistura e vá adicionando a água e o óleo. Mexa sempre até formar uma massa e vá trabalhando com movimentos de dentro para fora. Depois de tudo muito bem misturado, acrescente o fermento e sove bem a massa, batendo firme numa bancada enfarinhada. Deixe a massa descansar e crescer por uns 30 minutos. Depois sove novamente, coloque numa forma de pão untada e enfarinhada e deixe a massa descansar por, pelo menos, 30 minutos (ou até atingir um tamanho legal). Enquanto a massa descansa, deixe o forno pré-aquecer a 180-220 graus. Asse por 45 minutos ou até sentir o cheiro de pão quentinho invadir a cozinha.

Esse pão é di-vi-no. E quentinho, então…

Bon apetit!

#ficaadica1: Fermento, em qualquer receita, é sempre por último. E nunca pode ser misturado com o sal. Se não, a massa não cresce. Além disso, se você não tem experiência com fermento para pão, prefira o biológico seco. Ele rende bem e dura mais tempo na geladeira.

#ficaadica2: Você pode colocar sementes e grãos na receita à vontade. Ele fica ainda mais saboroso.

#ficaadica3: Na hora de deixar a massa descansar e crescer, opte por deixá-la em um lugar mais quentinho da cozinha, sempre com um pano seco em cima do recipiente.

#ficaadiaca4: Apesar de bater a massa na máquina de pão, prefiro assá-lo no forno convencional, pois ele fica menos ressecado depois de pronto. Além disso, posso modelá-lo da forma que achar melhor.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s