Bora pra cozinha?

Mesmo quando não estou cozinhando, eu gosto de saber sobre a história da comida e da culinária. Isso faz parte do processo de respeitar os alimentos e seus métodos de preparo. Creio que entendendo melhor a história da comida, das receitas sou capaz de cozinhar melhor.

O último domingo foi mais um dia de descobertas para mim. Graças à Netflix, entrei em contato com a obra de Michael Pollan,  jornalista norteamericano autor de vários livros em defesa da comida de verdade. Confesso que já quase havia comprado algum dos livros dele, mas são tantos os livros sobre culinária e comida em geral que não levei o autor muito a sério. Ainda bem que tive a oportunidade de rever essa avaliação. O cara é genial e defende a comida de verdade, propondo-se a aprender qualquer técnica que julgue necessária.

O nome da série documental é COOKED, baseada no livro de mesmo título do autor. E recomendo a todos que vejam. Os capítulos são divididos pelos elementos naturais (fogo, água, ar e terra) e mostra como o ato de cozinhar está intimamente ligado com a evolução humana. Simplesmente genial!

E, não, esse não é um publi!! Só fiquei realmente tocada com o que vi e ouvi e estou aqui dividindo. Por isso, hoje não tem receita. Tem convite, tem sugestão: Vamos cozinhar mais?

O como fazer não importa. O que está em jogo é a nossa capacidade de manter a condição humana ativa. E cozinhar é parte essencial nisso, seja lá o que for. Não importa se a receita é complicada ou se tem um segredo que só a vovó saberia executar. O importante é manter viva a nossa capacidade de transformar os alimentos. De transmitir cultura através do sabor.

Então, que tal experimentarmos, só um pouquinho? O sabor é tão melhor…

Bora pra cozinha?

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s